A Sabesp promove nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15, uma feira com o objetivo de apresentar suas inovações tecnológicas para água e esgoto.
Durante o evento, que acontece na sede da Sabesp, em Pinheiros, haverá apresentações e demonstrações de equipamentos e ferramentas utilizadas no processo, como realidade aumentada, gerenciamento remoto e planejamento dos sistemas que abastecem a Grande SP, membranas ultrafiltrantes, mini-hidrelétrica, alternativas para tratamento e disposição de lodo, robô para inspeção de rede de esgoto, entre outros. Essas tecnologias, inclusive, estão entre o que há de mais moderno no segmento.
Durante o processo de captação, tratamento e fornecimento da água, por exemplo, a Sabesp trabalha com diversas tecnologias que otimizam esse processo, como um sistema de telemetria e computação único no Brasil para monitorar em tempo real a distribuição de água na Região Metropolitana de São Paulo, membranas ultrafiltrantes, que reduzem o tempo de tratamento, funcionam de forma automatizada e com menos produtos químicos.
E o programa Água Legal, que levou água potável para mais de 288 mil moradores de comunidades em São Paulo.
A Sabesp também conta com diversas tecnologias que auxiliam no processo de coleta e tratamento de esgoto, como tocha de plasma para transformar o lodo gerado durante o tratamento de esgoto em asfalto, biofiltro com casca de coco para eliminar o mau cheiro do esgoto e um carro-robô que vistoria tubulações que levam o esgoto para a estação de tratamento e identifica trincas, infiltrações e obstruções, entre outros.
Projetos envolvendo realidade aumentada e eficiência energética também estarão na exposição.