Higienização, sanitização, desinfecção: em tempos de pandemia do novo coronavírus, a limpeza de ambientes é essencial para manter o ambiente longe de vírus e agentes que causam uma série de adversidades. Tais ações são essenciais tanto em locais públicos quanto em residências, comércios, empresas e indústrias.
Embora uma limpeza rotineira deixe qualquer local confortável e elimine algumas ameaças, há processos mais apurados, que reduzem praticamente todos os microrganismos e garantem que o ambiente fique 100% seguro. Para isso, é interessante contar com serviços especializados, de organizações renomadas, como a Sanemix, considerada a melhor empresa de saneamento do Brasil. Somente um trabalho profissional pode proporcionar efetividade na contenção da Covid-19.
Muito se ouve falar em sanitização, desinfecção e outros procedimentos, mas poucos sabem o que é cada um realmente. Parecem sinônimos, mas há diferenças consideráveis e relevantes. Então, vale entender detalhadamente para escolher o melhor para seu projeto.
A limpeza é a higienização básica realizada nos ambientes no dia a dia. Esse processo elimina a sujeira aparente do local e, dependendo dos produtos utilizados, pode remover certos agentes nocivos, mas com baixa efetividade. É simples, fácil e realizada com materiais acessíveis.
Trata-se de um método mais intenso do que a simples limpeza. Destrói fungos, bactérias, vírus e demais agentes, com exceção dos esporos bacterianos. A ação principal é deixar o local livre de qualquer patógeno causador de doenças.
Indicada para ambientes como hospitais, a desinfecção de ambientes deve ser feita com produtos químicos específicos após um estudo da área, pois o uso incorreto dos insumos pode causar problemas sérios. Por ser um procedimento complexo, não é recomendado para qualquer espaço. A Sanemix faz a avaliação completa do local e atua com a desinfecção de acordo com a necessidade.
Outro método é a sanitização, que está super em alta por conta da necessidade de manter os espaços sem riscos de contaminação pela Covid-19.
A sanitização de ambientes visa a redução dos microrganismos patógenos em sua totalidade, sempre indo de acordo com padrões de segurança dos órgãos oficiais de saúde. Vai muito além de uma limpeza, pois reduz os riscos de contágio de doenças diversas. É válida para quaisquer ambientes, sejam eles abertos ou fechados.
Segundo os especialistas da Sanemix, é interessante aplicar a sanitização periodicamente para evitar qualquer tipo de risco, sobretudo em áreas com grande circulação de pessoas. Enquanto estivermos em plena “guerra biológica”, é altamente necessário investir nesse serviço para garantir o bem-estar de colaboradores e clientes.
Durante a retomada da economia nas cidades brasileiras, por conta da alta contaminação por coronavírus, o ideal é que cada localidade seja analisada para constatar a periodicidade mais indicada para a sanitização.
Conforme salientamos, ambos são processos que visam uma higienização mais apurada do ambiente, mas a distinção está nos tipos de produtos usados, locais de aplicação, protocolos de frequência e outros padrões.
Desinfectar significa deixar qualquer local livre dos agentes patológicos, por isso é a ação com nível de proteção mais elevado. Recorrente em hospitais e laboratórios, deve ser realizada sempre por especialistas, pois exige avaliação das superfícies e processos sofisticados. Caso contrário, como por exemplo o uso de produtos contra indicados, o risco de danos à saúde das pessoas é muito alto.
Já a sanitização é um processo técnico ideal para diversos ambientes em geral, não somente em ambientes com potencial risco biológico, como hospitais. Essa técnica reduz em níveis seguros a presença de vírus, fungos e bactérias, como o coronavírus, usando produtos químicos efetivos. Sendo assim, pode ser realizada em qualquer área comum.
A escolha e concentração dos insumos utilizados depende de cada procedimento. A Sanemix, por exemplo, realiza a sanitização de ambientes apostando em combos com diversos químicos, em conformidade com as regras adequadas de biossegurança. A escolha dos produtos é feita após a análise técnica da empresa. Afinal, cada local possui um nível de circulação de pessoas, de ventilação, umidade, um tamanho, etc.
Entre as opções mais efetivas para manter o ambiente seguro, estão:
Hipoclorito – bastante reativo, ideal para a eliminação de micróbios, com alto poder de oxidação e desinfecção. É o produto mais popular, acessível e eficaz. Por outro lado, corrói metais e deixa a pele irritada caso haja contato, principalmente com mucosas.
Dióxido de cloro – solução oxidante ideal para a redução dos patógenos, considerada mais forte que o hipoclorito, por isso deve ser usada em baixa concentração. Além disso, é segura e qualitativa, utilizada amplamente em diversos ambientes.
Iodóforos – são sanitizantes que possuem o iodo como base, bastante eficazes para a limpeza de superfícies de vidro, como garrafas. Não são tão ativos quanto o hipoclorito, mas são atóxicos para os humanos, além de baratos e acessíveis.
Ácido Peracético (PAA) – mistura de ácido acético, hidrogênio e água, considerado um dos melhores desinfetantes do mercado. Se totalmente concentrado, pode ser tóxico e corrosivo, por isso deve ser utilizado com cautela, em concentrações estabelecidas pelos padrões dos órgãos de saúde. Ideal para a limpeza de diversas superfícies, principalmente equipamentos de forma geral.
QACs – são os compostos de quaternário de amônia, tipos de sanitizantes não corrosivos e atóxicos aos humanos. Também não mancham as superfícies e funcionam bem combinados com outros produtos químicos. É o mais adequado para utilizar atualmente na assepsia de ambientes para combater o coronavírus.
A pandemia causada pelo novo coronavírus mudou uma série de hábitos, sobretudo em relação aos cuidados com a higiene pessoal e de ambientes. Para controlar a disseminação do vírus, é essencial seguir protocolos de segurança, principalmente em locais públicos.
Em um cenário no qual há o início da reabertura de comércios, shoppings e ambientes corporativos, os serviços de sanitização tornaram-se uma necessidade real. Estabelecimentos de todos os segmentos devem contar com essa limpeza técnica para atender clientes com maior segurança e manter os funcionários protegidos.
Do mesmo modo, é primordial contar com esse procedimento em áreas externas, em condomínios, residências, indústrias, garagens, bem como nos veículos, que circulação de um local para outro. Qualquer local de exposição a esse perigoso agente patológico deve ser avaliado e sanitizado.
Mas para ter um resultado eficaz e a certeza de que o espaço estará mesmo livre da Covid-19, é fundamental buscar serviços de qualidade, que sejam devidamente licenciados, seguros e renomados. Há muitas empresas no mercado, mas poucas são reconhecidas pelo bom atendimento, estudo técnico e interesse nas necessidades exclusivas dos clientes.
Considerada a melhor empresa de saneamento do Brasil, a Sanemix atende todas as regiões do país. A equipe é treinada para resolver demandas diversas, desde a sanitização de ambientes, dedetização, até outros tipos de limpezas técnicas em quaisquer superfícies.
As empresas que contratam a Sanemix para realizar a sanitização ou desinfecção garantem um selo de garantia, que irá ser exposto para clientes, colaboradores e outras pessoas que frequentarem o local. Essa é uma forma de proporcionar mais conforto e diminuir receios em um momento tão difícil como esse.